Glândulas de Bartholin, Quistos e Abcessos: Tudo o que precisa de saber
As glândulas de Bartholin estão localizadas em cada lado da abertura vaginal. Estas glândulas segregam um fluido que ajuda a lubrificar a vagina.
Em alguns casos, as aberturas destas glândulas ficam obstruídas, fazendo com que o fluido se acumule no interior da glândula, resultando num quisto de Bartholin, um inchaço relativamente indolor.
Se o fluido dentro do quisto ficar infetado, poderá desenvolver uma coleção de pus rodeada por tecido inflamado (abcesso). Um quisto ou abscesso de Bartholin é frequente.
Sintomas:
- Um «caroço» ou massa perto da abertura vaginal
- Dor ou sensibilidade na área
- Desconforto ao caminhar ou sentar-se
- Dor durante a relação sexual
- Febre (em caso de infeção)
Tratamento:
O tratamento de um quisto de Bartholin depende do tamanho do quisto, do grau de dor que provoca e de haver ou não infeção.
- Quistos pequenos e não infetados: Podem não necessitar de tratamento. Recomenda-se a aplicação de compressas quentes várias vezes ao dia e manter a área limpa e seca.
- Quistos maiores ou infetados: Pode ser necessário tratamento médico. As opções podem incluir:
- Drenagem do quisto: Um médico pode drenar o quisto através de uma pequena incisão.
- Antibióticos: Se o quisto estiver infetado, serão prescritos antibióticos para combater a infeção.
- Marsupialização: Em alguns casos, pode ser realizada uma cirurgia para criar uma nova abertura permanente para o quisto, evitando que este volte a crescer.
Prevenção:
Não existe uma forma segura de prevenir os quistos de Bartholin. No entanto, algumas medidas podem ajudar a reduzir o risco:
- Boa higiene pessoal: Mantenha a área genital limpa e seca.
- Prática sexual segura: Use preservativo durante a relação sexual para reduzir o risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis, que podem aumentar o risco de infeção das glândulas de Bartholin.
- Exames ginecológicos regulares: Consulte o seu médico regularmente para exames ginecológicos, que podem ajudar a detectar precocemente qualquer problema com as glândulas de Bartholin.
É importante consultar um médico se tiver algum dos sintomas de um quisto ou abscesso de Bartholin. O tratamento precoce pode ajudar a prevenir complicações e promover uma recuperação mais rápida.