Tendinite Aquiles

A tendinite do tendão de Aquiles é uma lesão por over use do tendão de Aquiles, o tecido fibroso que liga os músculos da panturrilha na parte posterior da perna ao osso do calcanhar.

Quem está em risco?

A tendinite do tendão de Aquiles ocorre mais frequentemente nos corredores que aumentaram repentinamente a intensidade ou a duração das suas corridas. Também é comum em pessoas de meia-idade que praticam desporto, como ténis ou basquetebol, apenas aos fins-de-semana.

Tratamento:

A maioria dos casos de tendinite do tendão de Aquiles pode ser tratada com cuidados relativamente simples em casa, sob supervisão do seu médico. As estratégias de autocuidado são geralmente necessárias para prevenir episódios recorrentes. Casos mais graves de tendinite do tendão de Aquiles podem levar a ruturas do tendão que podem requerer reparação cirúrgica.

Sintomas:

A dor associada à tendinite do tendão de Aquiles geralmente começa como uma dor ligeira na parte posterior da perna ou acima do calcanhar após correr ou praticar outro desporto. Episódios de dor mais intensa podem ocorrer após corrida prolongada, subir escadas ou sprints.

Também pode sentir sensibilidade ou rigidez, especialmente de manhã, o que geralmente melhora com atividade ligeira.