Mesoterapia

Mesoterapia
Desenvolvida nos anos 50 pelo médico francês Michel Pistor, a mesoterapia é
utilizada em várias áreas da medicina e também uma aliada para a perda de 
peso e redução da celulite. Conheça melhor os benefícios desta técnica.

 

Mesoterapia: para que serve?

Desenvolvida nos anos 50 pelo médico francês Michel Pistor, a mesoterapia é utilizada em várias áreas da medicina e também uma aliada para a perda de peso e redução da celulite. Conheça melhor os benefícios desta técnica.

O que é a mesoterapia

Trata-se de uma técnica minimamente invasiva que consiste na aplicação de microinjeções ao nível intradérmico. As substâncias injetadas diferem de acordo com o objetivo e, no campo da estética, geralmente são de origem natural. Inicialmente aplicada sobretudo no âmbito da medicina desportiva, depressa os especialistas perceberam que também funcionava noutras áreas como a estética, para efeitos de perda de peso ou redução da celulite. A mesoterapia geralmente não tem efeitos secundários associados mas está contraindicada para hipertensos, grávidas e mulheres que estejam a amamentar.

Áreas da medicina em que é a mesoterapia é usada

Na medicina desportiva, quando existe uma lesão nos tecidos moles, a mesoterapia é uma das técnicas que pode ajudar a que os desportistas voltem mais rapidamente à atividade. As substâncias utilizadas nestes casos têm efeitos anti-inflamatórios e relaxantes musculares.

A mesoterapia também pode ser útil no âmbito da reumatologia, nomeadamente quando existem tendinites, bursites, osteoartrose, lombalgia, mialgias e contraturas musculares. Segundo o Instituto Português de Reumatologia, os efeitos secundários destes tratamentos são praticamente inexistentes.

Mesoterapia na dermatologia

Na especialidade de dermatologia, a mesoterapia tem várias indicações: para combater o envelhecimento e a fadiga da pele, as substâncias injetadas vão desde complexos vitamínicos ao ácido hialurónico, passando por minerais e coenzimas. Os tratamentos visam estimular a produção de colagénio, o principal responsável pela elasticidade e firmeza da pele, cuja presença nas idade. No tratamento da calvície, a mesoterapia permite administrar com eficácia a molécula que impede a decomposição da testosterona e a consequente queda de cabelo, bem como os compostos que estimulam o folículo capilar e fortalecem o cabelo existente.

Mesoterapia, emagrecimento e combate à celulite

Esta técnica tem efeitos eficazes – exigindo cerca de dez sessões – na redução do volume do corpo e da celulite, pois as microinjeções intradérmicas estimulam a microcirculação e a drenagem linfática, combatendo a retenção de líquidos e a gordura armazenada. Segundo o American Board of Aesthetic Mesotherapy, os efeitos da mesoterapia são potenciados quando acompanhados de uma dieta equilibrada e da prática regular de exercício físico.

Não se esqueça…

Se acha que a mesoterapia pode ser benéfica no seu caso, informe-se previamente junto de institutos e clínicas que disponibilizem este tratamento.